Hoje existem diversos modelos de negócios que oferecem visibilidade e vantagem competitiva no mercado

É fato que o mundo mudou e as transformações acontecem de forma veloz em diversos setores, como o de seguros. Para que o corretor mantenha sua atuação e posição de evidência no mercado, precisa se especializar cada vez mais e apresentar diferenciais perante as companhias seguradoras e os consumidores.

Um corretor que inicia sozinho no mercado de hoje perde muito tempo de vendas com questões administrativas. Associar-se a uma corretora grande, ou com pelo menos mais produtos, é um diferencial, se o profissional não quer gastar em investimento em estrutura a médio prazo. Cada vez mais os produtos estão diferenciados uns aos outros com particularidades que somente um especialista de segmento pode entender ou negociar. É preciso apostar em parcerias para ir mais longe juntos.

Atualmente, o mercado de seguros oferece diversas opções de negócios, além dos tradicionais (corretor de seguros autônomo e empresa corretora), como assessorias de seguros, franquias e grupos de corretores. Quando se tem um bom suporte operacional oferecido por esses modelos, fica muito mais simples realizar administração de apólices, gestão de sinistros, sistemas para cálculo e outros, e se dedicar mais ao que interessa, que é vender.

Para participar desses modelos, é claro, é preciso ter o conhecimento técnico e de mercado, além de entendimento sobre gestão de negócios, pessoas, contabilidade, entre outras áreas.

As empresas de assessorias de seguros têm participação significativa no mercado, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre corretores de seguros e seguradoras, bem como atuar como um braço comercial da seguradora em localidades onde ela não tem atuação.

Também pode ser vantajoso ingressar no modelo de franquia. Dentro do mercado de seguros, as franquias se destacam, pois o investimento inicial é de baixo custo e o retorno financeiro é rápido. O modelo também é atrativo para quem não possui experiência com empresas, já que as franqueadoras, geralmente, proporcionam treinamentos sobre produtos, gestão comercial, além de suporte operacional.

 Outro modelo de negócio de sucesso entre os profissionais são os grupos e redes de corretores de seguros, que se unem para expandir os negócios e ampliar a distribuição de seguros no País.

Associar-se a uma marca forte representa dizer a seu cliente “não conheço este assunto, mas tenho em meu grupo a resposta”, ou seja, “fique tranquilo que vou atender a demanda” e não deixar o concorrente entrar! Ser associado é ganhar em escala, e atender a necessidade do cliente de modo simples e moderno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.